Desde o inicio, a ideia era criar uma identidade visual que fosse "muito própria"... muito “nossa”...
Que quem conhece a historia, pudesse sentir nas entrelinhas do logo, site e dos materiais o que é a Fraternidade da Capulana...
que fosse Moçambique, sem ser do Brasil... e acima de tudo, que fosse a "NOSSA CAPULANA"....
Dos elementos
Buscamos manter o símbolo de "SEMPRE ALERTA" que desde o início foi a filosofia de trabalho, mas nessa versão ela aparece multiplicada e unida pela base, assim como nós na Sociedade da Capulana!
São 4 mãos direitas em posição!
Cada uma delas tem a representação dos 3 “objetivos” do conceito vindo do escotismo: deveres com seu Deus, com o próximo e consigo mesmo.
No logo temos 4 mãos juntas que representam os ASSOCIADOS e são 4 pq quando estamos juntos, temos também o quarto objetivo: deveres com a Fraternidade da Capulana!
O centro em destaque tem o objetivo de nos lembrar de não desviar o FOCO do propósito que temos como associação e/ou com o projeto que estaremos trabalhando no momento.
Os outros elementos que compõem a nossa Capulana, são
Traços que remetem o desenho feito à mão - para valorizar o artesanato e trabalhos manuais, em especial os de Moçambique, que oferecemos aqui no Brasil
O TEXTO abaixo da logo vem explicar o que pretendemos (nosso foco) e/ou o que somos e que o logo ainda não disse. Ou ainda uma mensagem que queremos transmitir (explico abaixo)
Das cores
As cores são as da Natureza de Moçambique e além de estudo e pesquisas diversas, tive apoio de um designer que vive e trabalha lá. Ele me mostrou como são vistas as cores pelos olhos dos moçambicanos, me mostrou alguns trabalhos e algumas fontes para que eu pudesse ver quais seriam as cores possíveis!
Estamos em constante mudança
Assim como nossos projetos e ações, nosso FOCO está em constante mudança.
O que queremos dizer hoje, é diferente da mensagem que precisamos transmitir amanha.
Nossos *ASSOCIADOS, representados pelas mãos, também estarão em constante alteração.
Hora teremos muitas pessoas ajudando, hora não.
Teremos que nos adaptar às mudanças e continuar “vivos” e firmes no propósito! Isso é resiliência.
Da mesma forma, poderemos nos adaptar a diferentes projetos, ações, diferentes espaços onde poderemos estar e sempre buscar fazer parte e nos integrar.
Por isso, dentro de uma cartela de cores pré estabelecida, proponho que nosso Logo seja “flutuante”e possa assumir variação de cores nas MÃOS, FOCO e TEXTO
uma logo RESILIENTE que assim como nós, adapte-se conforme for preciso para sobreviver!